> Institucional> Nossas Unidades> Fale Conosco> Acesso Especial> Webmail
Home do site
Resultado de Exames
Unidades
Convênios
Pré-agendamento
Dicas de Saúde

Efeitos da Quimioterapia no Sistema Reprodutor

Efeitos no Sistema Reprodutor

Em geral, não ocorrerá concepção enquanto a mulher estiver do quimioterapia. Entretanto, isso é possível, mas, na maioria dos casos, é clinicamente indesejável. Em homens, algumas vezes ocorre uma esterilidade temporária pela quantidade reduzida de espermatozóides, durante o tratamento pela quimioterapia. É importante discutir com o médico qual o método anticoncepcional mais indicado seu caso. Pílulas só podem ser usadas se aprovadas pelo médico.

Após a quimioterapia, a possibilidade de conceber é variável, mas, eventualmente pode resultar em infertilidade permanente. Muitos pacientes têm tido filhos depois do tratamento de quimioterapia. Se você tiver alguma dúvida quanto a isso, procure discutir o assunto com o seu médico.

Apesar da possibilidade de esterilidade em alguns homens, sua potência ou capacidade de ter uma ereção e ejacular não costuma ser afetada pela quimioterapia. No entanto, recomenda-se evitar o ato sexual durante períodos com contagens de plaquetas muito baixas. Além disso, o uso de preservativo reduz a possibilidade de infecção local nos casos de pacientes com redução da imunidade (defesas do organismo contra infecções) pelo tumor ou pelo tratamento.

Enviando...