> Institucional> Nossas Unidades> Fale Conosco> Acesso Especial> Webmail
Home do site
Resultado de Exames
Unidades
Convênios
Pré-agendamento
Dicas de Saúde

Efeitos da Quimioterapia no Aparelho Digestivo

Efeitos da no Aparelho Digestivo

Se o aparelho digestivo é afetado, podem surgir náuseas, vômito, diarréia, prisão de ventre e inflamações na boca e na garganta. Sempre avise seu médico, caso alguma alteração aconteça durante a quimioterapia.



Tomar líquidos durante a quimioterapia é muito importante, especialmente nos dias em que a droga é aplicada. Você deve beber de 8 a 12 copos por dia (2 a 3 litros), enquanto tomar os medicamentos. Grandes quantidades de líquido auxiliam a repor os fluidos perdidos com as náuseas e os vômitos e eliminar os elementos tóxicos e supérfluos introduzidos pelo tratamento quimioterápico . Algumas drogas também podem prejudicar os rins, o que pode piorar se estiver ingerindo pouco líquido.

 


Ás vezes, com todos esses efeitos colaterais, você não terá a mesma vontade de comer. A quimioterapia poderá diminuir seu apetite; mesmo assim, é importante que o corpo receba os nutrientes apropriados durante a quimioterapia. Informe-se com um nutricionista sobre os alimentos que você deve ingerir, a fim de poder contornar esses problemas. Entre as aplicações de quimioterapia, programe uma dieta bem balanceada em proteínas e calorias, porque esses nutrientes vão auxiliar seu restabelecimento e ajudarão a manter as suas energias. Dietas rígidas ou tentativas de perder peso não são aconselháveis enquanto você estiver fazendo quimioterapia.

Imagens: www.dreamstime.com



Se você começar a perder peso, seu médico ou o nutricionista pode recomendar suplementos dietéticos. Alguns pacientes podem experimentar um ganho de peso. Avise seu médico se você perder ou ganhar mais de 5 kg. Isso pode ser causado por uma mudança na sua atividade, no seu metabolismo ou por efeitos das drogas. Entretanto, uma boa nutrição é sempre muito importante.
 

Náusea

Se ocorrer é, freqüentemente, branda, principalmente devido ao uso concomitante de anti-eméticos potentes antes, durante e/ou depois da aplicação da quimioterapia.

O que fazer para melhorar?

  • Procure comer em pequenas quantidades e mais vezes (intervalos de 2 a 3h entre as refeições;
  • Dê preferência a água mineral, sucos (ex.: cajú), bebidas com gás (ex.: refrigerantes), água de coco e alimentos frios, como gelatinas e sorvetes;
  • Evite doces e alimentos gordurosos.

 

Vômitos

Podem ocorrer vômitos durante e após o tratamento. Se durar mais do que 8 horas, avise seu médico. Nestes casos é importante evitar a desidratação, que acaba piorando as náuseas e vômitos.

O que fazer para melhorar?

  • Tome o remédio para enjôo ou vômito que forem receitados pelo seu médico;
  • Coma algo leve antes da quimioterapia e, logo após, procure relaxar e dormir;
  • Evite alimentos muito temperados, gordurosos e bebidas alcóolicas.
  • Procure não se deitar por 2 a 3h após as refeições, evitando assim o refluxo.

  

Feridas na boca

Você pode ouvir seu médico chamando as feridas de mucosite, que nada mais é do que inflamação da mucosa, camada que reveste a boca e todo o seu trato gastro-intestinal.

O que fazer para melhorar?

  • Se a boca ficar inflamada, talvez você não consiga escovar os dentes de forma adequada. No entanto, não negligencie a escovação, sempre utilizando escovas de cerdas macias. A falta de higiene pode resultar em grave infecção, o que aumentará a dor na boca e na garganta, podendo também aumentar a chance de sangramento gengival. Mantenha a boca sempre limpa, escovando os dentes 4 ou 5 vezes ao dia e utilize enxaguatórios bucais sem álcool.
  • Procure comer alimentos pastosos, sopas ou sucos;
  • Enxague a boca com água filtrada com 1 colher de chá de bicarbonato;

Imagens: www.dreamstime.com 

 

Diarréia

O que fazer para melhorar?

  • Beba bastante líquido;
  • Prefira alimentos que ajudam a "segurar" o intestino, como arroz, queijo, purê, banana
  • Se não houver melhora, procure o atendimento médico mais próximo recomendado pelo seu médico assistente
  • Utilize os medicamentos recomendados pelo seu médico para combater a diarréia. Algumas drogas aumentam a chance de ter diarréia e outras não. Sempre converse com seu médico, já que diarréia também pode se um sintoma de infecção. Tome cuidado com alimentos crus, utilize sempre hipoclorito de sódio (encontrado em supermercados nas áereas de frutas e verduras) para lavar estes alimentos. 

 

 

Obstipação

Pode ser que seu intestino fique "preso"

O que fazer para melhorar?

  • Coma alimentos com maior teor de fibras, como cereais, pão integral, frutas e verduras. Tome cuidado com alimentos crus, utilize sempre hipoclorito de sódio (encontrado em supermercados nas áereas de frutas e verduras) para lavar estes alimentos.

Imagens: www.dreamstime.com

 
Enviando...