> Institucional> Nossas Unidades> Fale Conosco> Acesso Especial> Webmail
Home do site
Resultado de Exames
Unidades
Convênios
Pré-agendamento
Dicas de Saúde

Como se tornar um doador de medula óssea?

O Transplante de Medula (TMO) é um tipo de tratamento que consiste na transferência de uma medula óssea normal para um paciente com uma doença que afeta a produção das células do sangue, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula.


Caso um paciente necessite de um TMO, procura-se inicialmente um doador na família do paciente (geralmente um irmão), este doador é chamado de doador aparentado. Se não houver um doador aparentado, a solução é procurar um doador compatível semelhante, ou seja, doador não aparentado. Busca-se, então um doador cadastrado que seja compatível. O Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (REDOME) está instalado no Instituto Nacional de Câncer (INCA) no Rio de Janeiro e foi criado para reunir informações de doadores voluntários de medula.

Caso deseje se tornar um doador, procure o Hemocentro mais próximo da sua casa. Você fará uma entrevista para esclarecer suas dúvidas e colher uma amostra de sangue (para exame genético, HLA, que verifica a compatibilidade entre doadores). Os dados do doador são inseridos no cadastro e a compatibilidade é verificada. Se confirmada, o doador é consultado para decidir se irá doar ou não. Sempre que surge um novo paciente, a compatibilidade é verificada com todos os doadores cadastrados. Para participar basta ter entre 16 e 69 anos e estar bem de saúde, menores de 18 anos (entre 16 a 17 anos) apenas com autorização por escrito do responsável legal.


Hemocentro em Goiás - Centro de Hemoterapia e Hematologia de Goiás - HEMOG
Av. Anhanguera, 5195 - Setor Coimbra - Goiânia - CEP: 74.535-010
Telefone: (62) 3201-4570 / 3201-4574

Clique aqui para saber mais sobre doação de medula óssea.

Clique aqui para saber mais sobre transplante de medula óssea.

Clique aqui para localizar um Hemocentro perto de você

Clique aqui para saber a opinião do INCA (Instituto Nacional do Câncer) sobre bancos de cordão umbilical públicos e privados

 

Enviando...